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A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem com um padrão de dificuldades que envolve a leitura precisa e/ou fluente, incluindo a capacidade de decodificar palavras e soletrar. Aqui estão os critérios diagnósticos para a Dislexia conforme o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição):

 
Critérios Diagnósticos da Dislexia (Parte do Transtorno Específico de Aprendizagem)

 

Dificuldades Persistentes na Aprendizagem e Uso de Habilidades Acadêmicas, conforme indicado pela presença de pelo menos um dos seguintes sintomas, por pelo menos 6 meses, apesar das intervenções direcionadas a essas dificuldades:

 

  • Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (por exemplo, lê palavras isoladas em voz alta incorretamente ou lentamente, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade em pronunciar palavras).
  • Dificuldade em compreender o significado do que é lido (por exemplo, pode ler o texto com precisão, mas não compreender a sequência, relações, inferências ou significados mais profundos do que é lido).
  • Dificuldades na ortografia (por exemplo, pode adicionar, omitir ou substituir vogais ou consoantes).
  • Dificuldades na expressão escrita (por exemplo, cometer múltiplos erros gramaticais ou de pontuação em frases; organização pobre de parágrafos; expressão escrita de ideias não clara).

 

As habilidades acadêmicas afetadas estão substancialmente e quantificavelmente abaixo do esperado para a idade do indivíduo, causando interferência significativa no desempenho acadêmico ou nas atividades da vida cotidiana, conforme confirmado por medidas padronizadas de realização acadêmica e avaliação clínica abrangente.

 

As dificuldades de aprendizagem começam durante os anos escolares, mas podem não se manifestar completamente até que as demandas sobre essas habilidades acadêmicas excedam as capacidades limitadas do indivíduo (por exemplo, em testes cronometrados, leitura ou escrita de relatórios longos e complexos para um prazo apertado, cargas de trabalho academicamente exigentes).

 

As dificuldades de aprendizagem não são mais bem explicadas por deficiência intelectual, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outras perturbações mentais ou neurológicas, adversidades psicossociais, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada.

 
Especificadores

Os especificadores são usados para indicar a área de dificuldade:

 

  • Com deficiência na leitura (dislexia)
    • Precisão na leitura de palavras
    • Taxa ou fluência de leitura
    • Compreensão de leitura
  • Com deficiência na expressão escrita
    • Ortografia
    • Gramática e pontuação
    • Clareza ou organização da expressão escrita
  • Com deficiência na matemática
    • Senso de número
    • Memorização de fatos aritméticos
    • Precisão ou fluência no cálculo
    • Raciocínio matemático
 
Níveis de Severidade

 

  • Leve: Algumas dificuldades em uma ou duas áreas acadêmicas, mas pode ser capaz de compensar ou funcionar bem quando recebe acomodações ou suporte.
  • Moderado: Dificuldades marcantes que requerem algum nível de suporte especializado durante parte do dia escolar.
  • Grave: Dificuldades severas que afetam várias áreas acadêmicas e exigem instrução especializada e suporte intensivo ao longo da maior parte do dia escolar.

 

Estes critérios são projetados para ajudar profissionais da saúde mental e educadores a identificar e fornecer o suporte adequado para indivíduos com dislexia.

Lidar com a dislexia no ambiente escolar requer uma abordagem inclusiva e personalizada para apoiar os alunos afetados. Aqui estão algumas sugestões:

 

Estratégias de Ensino

 

Instrução Multissensorial: Utilize métodos que envolvam múltiplos sentidos (visão, audição, tato) para ajudar os alunos a aprender de maneira mais eficaz.

 

Divisão de Tarefas: Divida as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso ajuda a evitar sobrecarga e facilita o entendimento.

 

Uso de Tecnologias Assistivas: Ferramentas como softwares de leitura em voz alta, aplicativos de fala para texto e fontes específicas para dislexia podem ser muito úteis.

 

Suporte Individualizado

 

Planos de Ensino Individualizados (PEI): Desenvolva um PEI para cada aluno disléxico, com objetivos específicos e métodos adaptados às suas necessidades.

 

Tutoria e Reforço Escolar: Ofereça apoio adicional fora do horário regular de aulas, com tutores especializados.

 

Ambiente Escolar

 

Sala de Aula Inclusiva: Crie um ambiente de sala de aula que valorize a diversidade de habilidades e estilos de aprendizagem.

 

Material de Leitura Acessível: Disponibilize materiais de leitura que sejam apropriados para o nível de habilidade do aluno, evitando textos excessivamente complexos.

 

Capacitação de Professores

 

Formação Continuada: Ofereça treinamento regular para professores sobre estratégias de ensino para alunos com dislexia.

 

Consciência e Sensibilidade: Promova a conscientização sobre a dislexia entre todo o corpo docente e administrativo.

 

Colaboração com Pais e Especialistas

 

Comunicação Regular: Mantenha uma comunicação constante com os pais sobre o progresso e as necessidades do aluno.

 

Trabalho em Equipe: Colabore com psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas para oferecer um suporte abrangente.

 

Avaliação e Acompanhamento

 

Avaliações Adaptadas: Permita avaliações diferenciadas, como provas orais ou com mais tempo, para acomodar as necessidades do aluno disléxico.

 

Monitoramento Contínuo: Realize acompanhamentos regulares para ajustar as estratégias de ensino conforme necessário.

Implementando essas estratégias, as escolas podem criar um ambiente mais inclusivo e eficaz para alunos com dislexia, promovendo seu sucesso acadêmico e pessoal.