O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição) como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento. Para o diagnóstico, os sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade, ocorrer em dois ou mais contextos (por exemplo, em casa e na escola), e não serem explicados por outro transtorno mental.
Critérios Diagnósticos:
A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento, caracterizado por (1) e/ou (2):
Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistiram por pelo menos 6 meses a um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento e que negativamente impacta diretamente as atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
- Frequentemente falha em prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades.
- Frequentemente tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
- Frequentemente parece não escutar quando lhe dirigem a palavra diretamente.
- Frequentemente não segue instruções até o fim e falha em terminar tarefas escolares, compromissos ou deveres no local de trabalho.
- Frequentemente tem dificuldade em organizar tarefas e atividades.
- Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se engajar em tarefas que exigem esforço mental prolongado.
- Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas e atividades.
- Frequentemente se distrai facilmente por estímulos externos.
- Frequentemente é esquecido em atividades diárias.
Hiperatividade e Impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistiram por pelo menos 6 meses a um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento e que negativamente impacta diretamente as atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
- Frequentemente se remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
- Frequentemente se levanta em situações em que se espera que permaneça sentado.
- Frequentemente corre ou escala em situações onde isso é inapropriado (em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sentimentos de inquietação).
- Frequentemente é incapaz de brincar ou se engajar em atividades de lazer de forma calma.
- Frequentemente está "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor".
- Frequentemente fala demais.
- Frequentemente responde precipitadamente antes de uma pergunta ter sido completada.
- Frequentemente tem dificuldade em esperar a sua vez.
- Frequentemente interrompe ou se intromete (por exemplo, mete-se em conversas, jogos ou atividades).
B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais contextos (por exemplo, em casa, na escola ou no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
D. Há evidências claras de que os sintomas interferem ou reduzem a qualidade do funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são melhor explicados por outro transtorno mental (por exemplo, transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno de personalidade ou intoxicação por substância).
Tipos de Apresentação:
- Apresentação Predominantemente Desatenta: Se o Critério A1 é atendido nos últimos 6 meses, mas o Critério A2 não é atendido.
- Apresentação Predominantemente Hiperativa/Impulsiva: Se o Critério A2 é atendido nos últimos 6 meses, mas o Critério A1 não é atendido.
- Apresentação Combinada: Se ambos os Critérios A1 e A2 são atendidos nos últimos 6 meses.
O diagnóstico de TDAH deve ser feito por um profissional de saúde mental qualificado, baseado em uma avaliação completa que pode incluir entrevistas, questionários e observação comportamental.