A Discalculia, de acordo com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição), é uma deficiência específica de aprendizado que afeta a capacidade da pessoa de aprender e compreender aritmética. A seguir estão os principais critérios diagnósticos e descrições para Discalculia conforme o DSM-5:
Dificuldade persistente em aprender habilidades acadêmicas: Essas dificuldades são observadas por pelo menos seis meses, apesar de intervenções direcionadas para esses déficits. As dificuldades podem incluir:
Desempenho acadêmico abaixo do esperado: As habilidades acadêmicas afetadas estão significativamente abaixo do esperado para a idade cronológica da pessoa e interferem significativamente no desempenho escolar, nas atividades diárias que requerem essas habilidades, ou no trabalho.
Início durante os anos escolares: As dificuldades de aprendizado começam durante os anos escolares, mas podem não se manifestar plenamente até que as demandas acadêmicas excedam as capacidades limitadas do indivíduo.
Não são melhor explicadas por outros transtornos: As dificuldades não são devidas a deficiências intelectuais, déficits auditivos ou visuais não corrigidos, outras condições mentais ou neurológicas, adversidades psicossociais, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada.
A Discalculia é uma condição específica de aprendizado que requer uma abordagem personalizada e abrangente para ajudar o indivíduo a alcançar seu potencial acadêmico e funcional.
Lidar com a Discalculia no ambiente escolar envolve uma abordagem multifacetada, que inclui adaptações no ensino, uso de ferramentas especializadas e apoio psicológico. Aqui estão algumas sugestões para ajudar alunos com Discalculia:
Ensino Multissensorial:
Instrução Explícita e Sistematizada:
Uso de Tecnologias Educacionais:
Dividir Tarefas Complexas em Passos Menores:
Uso de Exemplos Práticos e Relevantes:
Reforço Positivo e Motivação:
Provas e Trabalhos Adaptados:
Feedback Frequentemente e Constante:
Apoio Individualizado:
Comunicação com a Família:
Formação e Capacitação de Professores:
Trabalho em Equipe:
Implementar essas estratégias pode ajudar a criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz para alunos com Discalculia, promovendo seu sucesso acadêmico e bem-estar emocional.